Luiz Eduardo Costa
Luiz Eduardo Costa, é jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências.
A CANDIDATA EMILIA CORREIA E AS SUAS LIGAÇÕES PERIGOSAS
21/03/2024
A CANDIDATA EMILIA CORREIA E AS SUAS LIGAÇÕES PERIGOSAS

NESTE BLOG:


1) A CANDIDATA EMILIA CORREIA E AS SUAS LIGAÇÕES PERIGOSAS

2) SOBRE ÔNIBUS AOS PEDAÇOS E OS BOIS AGORA SEM VACINA

 

 

A CANDIDATA EMILIA CORREIA E AS SUAS LIGAÇÕES PERIGOSAS



Emilia e suas ligações perigosas, Edvan Amorim e Bolsonaro.
 

 

Um francês, Pierre de Laclos, que era general  e escritor  famoso ,  em meados do século dezoito se tornara um dos mais comentados romancistas nos círculos literários parisienses, onde,  coisas como fofocas de alcova, ainda mais se trocadas entre cortesãs, eram assuntos sempre fascinantes .  Pela mesma época, um outro escritor o Marquês de Sade,   havia levado ao paroxismo  grotescas cenas    de depravação,  escancarando o comportamento de uma  aristocracia  dita religiosa , conservadora,  e, ao mesmo  tempo,  cínica, hipócrita  e degenerada.

O livro mais famoso de Laclos,  Les Liaisons Dangereuses, (As Ligações Perigosas)  está muito distante dos escritos libertinos e totalmente devassos do Marques de Sade.

Seria até, diante dele, um livro bem comportado.

No romance, seus protagonistas trocam cartas eróticas ou maliciosas, envolvendo também  as teias intrincadas do poder,   levados pela ambição,  arriscavam suas reputações, ou até as suas vidas.

 Essas ligações perigosas do ambiente francês onde apodrecia uma corte  e  gestava-se a revolução,   aparecem aqui, apenas, com a utilização do  sugestivo nome a ser  aplicado em  outra situação, bem distante historicamente , mas, talvez adequada para caracterizar uma rede de interesses ou ligações verdadeiramente perigosas.

 Nessas ligações perigosas, agora se envolve  a pré-candidata à Prefeitura de Aracaju,  a  vereadora e advogada Emília Correia.

Moralmente, Emília é inatacável, mas, sobre o aspecto  político, revela-se, agora, uma caricatura deformada de tudo o que tem defendido como oposicionista,  acenando com novos tempos para a nossa capital.

Buscando o guarda – chuva de partidos que controlam o sedutor lastro de fundos eleitorais,   com muita liberdade movimentados, Emília foi agasalhar-se no PL, do qual apoderou-se agora o conhecido homem de negócios que se  traveste de político algumas vezes, e, numa dessas manobras chegou a transformar-se na eminencia parda no  governo de um ex-sogro, e também ao apossar-se do comando da Assembleia Legislativa de Sergipe, no evidente proposito de chantagear o governo de Marcelo Déda.

 Disso tudo, emergiu como controlador de uma poderosa rede de emissoras em Sergipe, e pecuarista com amplos tratos de terra no noroeste mineiro.

 

Ele chegou a ocupar um extraordinário  espaço de poder  em Sergipe, que se imbricava pelas instituições, e  tinha assento cativo  no Tribunal de Contas.

Emília Correia, a candidata a Prefeita de Aracaju, tendo a mudança e a moralidade pública como temas principais da sua campanha,   paradoxalmente , ressuscita agora  da morte  política ninguém menos do que Edvan Amorim.

E a ele se deixa subjugar.

Todos os pré-candidatos até agora anunciados,  a  deputada federal, Yandra Moura,  o advogado, ex-petroleiro e agora Secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Roberto, a deputada federal e delegada Katarina Feitosa, a jornalista Candisse, esposa do senador Rogério Carvalho, o empresário criador do Precaju e vereador aracajuano Fabiano Oliveira, e outros candidatos que surjam de pequenos partidos, alguns, caracterizadamente de esquerda, serão, eles todos, pessoas compromissadas com a Democracia, que têm respeito às Instituições, defendem a harmonia entre os poderes, jamais dariam seu apoio a uma tentativa de destruição do Estado Democrático de Direito.

De Emília Correia esperava-se que ela como Defensora Pública, cultora do Direito, tivesse o mesmo comportamento.

Mas, ela admite que o ex-presidente  virá participar da sua campanha.

 Bolsonaro tem uma característica : ele acredita firmemente na eficácia do nosso sistema eleitoral, desde que ele e seus aliados ganhem eleições.

Quando perde, ou mesmo antes do pleito, já pressentindo a derrota ele “enxerga fraude,” e tem ímpetos totalitários- golpistas.

Isso aconteceu exatamente agora, e será esse mesmo Bolsonaro que virá pedir votos para Emília.

Trata-se, sem dúvidas, de uma contradição, mas, quem terá de explicar-se será unicamente a candidata Emília Correia.

Aracaju tem uma História de bons administradores à frente da Prefeitura  Municipal; tem uma tradição de respeito aos valores democráticos; tem um povo, uma juventude,  acreditando  e trabalhando pelo nosso futuro, num ambiente de paz, sem transtornos, nem sacolejos provocados por aventureiros.

Emília, para merecer o crédito dos eleitores, terá de adotar uma posição politica totalmente diversa dos  devaneios  golpistas do  ex-presidente, que agora transfere suas responsabilidades para os incautos  auxiliares aos quais enganou e traiu.

Emília precisará assinar um documento assegurando que, se eleita Prefeita de Aracaju,  Edvan Amorim não  terá qualquer participação ou uma mínima influencia no seu governo.  Melhor dizendo, não poderá sequer pisar no chão de qualquer um dos setores da Prefeitura, muito menos no  tapete do seu Gabinete.

Do contrário, ela será vista pelos eleitores, pelo povo aracajuano em geral , como uma marionete a serviço dos interesses  daqueles dos quais agora se tornou caudatária .

 Enfim, Emília terá de provar que não está envolvida em ligações perigosas.

 

LEIA MAIS

 

SOBRE ÔNIBUS AOS PEDAÇOS E OS BOIS AGORA SEM VACINA

Os ônibus de Aracaju, da sucata ao ar condicionado.

 

Faz tempo que os ônibus do transporte público de Aracaju andam caindo aos pedaços. Parados, com pane no motor, quebra de suspensão, pneus que se soltam. Vez por outra acontecem situações assim, enquanto descem os passageiros , sempre indignados, mas sem ímpetos de quebra- quebra.  (Os aracajuanos são extremamente pacíficos e educados, mas nunca conformados)

Uma ou duas empresas salvam-se de figurar nesse cenário de descaso,  de desrespeito aos usuários.

Mas, faz muito tempo que a sucata se movimenta.

Agora a coisa parece que  vai mudar.  Não foi fácil encontrar a fórmula, mas, finalmente, os prefeitos de Aracaju, São Cristovão, Barra dos Coqueiros e Socorro, ganharam o apoio do governador Mitidieri, e  surgiu a solução. Edvaldo anunciou a licitação  que servirá para os ônibus que fazem as linhas da Grande Aracaju. Transporte público não é só problema de Aracaju, ele se reedita em quase todas as cidades de médio e grande porte.

Renovar a frota não é fácil para empresas descapitalizadas, mas Mitidieri topou isentar de ICMS os impostos sobre o combustível, e ele junto com os prefeitos irão tentar linhas de crédito em bancos oficiais.

Assim, até o final do ano Aracaju terá, possivelmente, uma frota renovada. E é preciso que se estabeleça a obrigatoriedade: todo ônibus

terá de ser equipado com ar condicionado.

Utilizar gás ou biodiesel já é uma exigência estabelecida.

Menos fumaça na cidade.

Uma outra boa noticia: O diretor presidente da EMDAGRO, Gilson dos Anjos  anunciou a boa nova: a partir do mês de maio em Sergipe os rebanhos não serão mais vacinados contra a aftosa. Mas, nesse abril que chega  todo o rebanho de bois, ( esses numerosos ) e bubalinos, ( esses quase inexistentes) terão de receber a última dose de vacina.

Depois essas vacinas não estarão mais a venda no nosso comércio.

O Ministério da Agricultura vai  declarar Sergipe livre da  aftosa, assim, abrem-se mercados nacionais e internacionais. Já existem aqui frigoríficos funcionando ou em instalação que poderão exportar carne para o exterior. Um deles tem como meta exportar cortes especiais.

Gilson dos Anjos lembrou que há mais de vinte anos se tenta conseguir a distinção que agora chega, como resultado de um esforço de vários governos e dos pecuaristas sergipanos.

Por falar em vacina é bom e oportuno recordar que no governo passado a campanha deletéria e criminosa feita pelo  então presidente contra a vacinação para  evitar as mortes pela Covid, espalhou a descrença. Os índices de vacinação que eram excelentes no país, caíram, e as pessoas deixaram até de vacinar-se contra a gripe.

Caiu também a vacinação contra a aftosa, e isso nos deixou numa situação de vulnerabilidade.

 Dos nove estados nordestinos Sergipe é um entre os quatro considerados livres da aftosa.

Voltar