Luiz Eduardo Costa
Luiz Eduardo Costa, é jornalista, escritor, ambientalista, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Maçônica de Letras e Ciências.
UM ALENTO PARA A CRISE, SURGE UM CANDIDATO: ALMEIDA LIMA
13/02/2019
UM ALENTO PARA A CRISE, SURGE UM CANDIDATO: ALMEIDA LIMA

(O povo pediu Almeida aceitou)

Estamos a lidar com tempos difíceis. Os horizontes insistem em permanecer turvos, mas, manda a esperança que antecipemos claridades, e toquemos em frente. Mesmo com a VALE reeditando tragédias, trocando vidas pelas ações na Bolsa, mesmo com o Flamengo  construindo fornos crematórios para lá encafuar seus esperançosos e infelizes atletas jovens; mesmo com o ódio extravasando por todo canto onde existam narrativas de natureza politica, sejam escritas, sejam vocalizadas, e dificilmente escapando da conturbação  que exclui o bom senso e a inteligência.

No caso nosso, sergipaníssimo, enquanto rogamos aos céus para que não se consume a tragédia do fechamento da FAFEN e liquidação do nosso polo de fertilizantes,  um desatino  da Petrobras, ansiosa por lucratividade e menosprezando as evidencias de um desastre econômico com graves consequências sociais, diante de tudo isso, o que se poderia esperar de todos os políticos seria a preocupação exclusiva com o cenário de calamidades anunciadas.

Mas não é exatamente  o que se observa. Há umbigos ou egos que tanto crescem, e acabam por ultrapassar o comedimento, ou mesmo o recato.

Assim, com tanto tempo ainda faltando até chegarmos à próxima disputa pelo governo do estado, já existem os que se insinuam, o que é normal, e os que se proclamam desde agora candidatos, o que absolutamente não é normal, a não ser em casos específicos, quando a candidatura surge de um anseio popular tão forte, que o politico beneficiado por esse sentimento de empatia e apoio, não se pode furtar de dar uma resposta às multidões, antecipando a candidatura.

Isso certamente é o que acontece com o ex-senador, ex-prefeito de Aracaju,  e ex-deputado estadual , também ex-Secretário da Saúde, o advogado Almeida Lima.

Acossado por manifestações de solidariedade, atribulado diante de tantas manifestações, e-mails, telefonemas, tudo o que consta nas redes sociais a lhe transmitir o apelo irrecusável: “Almeida Lima, salve Sergipe, seja candidato a governador”, então,  Almeida Lima, depois de muito meditar resolveu: “Digo ao povo que aceito, vou ser candidato ao governo de Sergipe, não posso recuar diante desse clamor popular".

Assim, que felicidade enorme, inenarrável de Sergipe, teremos no próximo pleito a sorte de estar incluído entre os candidatos, justamente aquele, que é, sem duvidas o mais popular, também, o mais simpático, o que possui mais forte identificação com a sociedade, o que melhor circula, tanto nas cúpulas políticas como no meio do povão.

Não podia ser outro. Será, exatamente o mais querido, Almeida Lima, aquele que já se lança corajosamente candidato ao governo, não exatamente por ambição, ou desejo de poder, mas, exclusivamente para não fugir do desafio que o povo sergipano tanto insiste e tanto espera que ele venha a aceitar.

Feliz do estado, feliz de um povo que dispõem dessa enorme reserva de potencial politico, de popularidade e  amor para dar, como é exatamente o caso de Almeida Lima, lançado tão extemporaneamente candidato, com a plena certeza de que não será algo como uma ejaculação política precoce.

Voltar